Meme Literário: Incentivo

Postado por Dyana Colares ~ domingo, dezembro 02, 2012


Olá!

Recebi um meme muito legal e diferentes de outros que já vi pela a blogosfera e que tem o intuito de incentivar ao hábito da leitura, o qual tanto amamos e nos faz conhecer lugares novos e pessoas novas sem sair do lugar. Sou mesmo apaixonada por esse efeito que os livros fazem na gente, além de contribuir para o nosso aprendizado em muitas formas. Quem me passou o meme foi o Igor Thiago do blog 7hings. Muito obrigada, Igor! Adorei!


Regras:
1. Postar a logo (laço), 2. Indicação de 10 blogs, 3. Avisar os blogs indicados sobre o meme; 4. Responda a pergunta: "Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?" 5. comentar no blog que recebeu o selinho. 



Qual livro indicaria para uma pessoa ler?
Foi bem difícil escolher um livro só para indicar pra vocês. Fiquei meia hora olhando minha estante aqui, decidindo qual. Foi então que resolvi colocar aqui um diferente, que não vi muita gente falando sobre e que é um dos livros mais lindos que já li - e um dos meus favoritos.


Chega ao Brasil Branca como o leite, vermelha como o sangue, de Alessandro D’Avenia, o romance sobre o ano mais intenso na vida de um jovem, em que ele aprende a lidar com os próprios sentimentos e, consequentemente, com seu amadurecimento. Leo é um garoto de dezesseis anos como tantos: adora o papo com os amigos, o futebol, as corridas de motoneta, e vive em perfeita simbiose com seu iPod. As horas passadas na escola são uma tortura, e os professores, “uma espécie protegida que você espera ver definitivamente extinta”. Apesar de toda a rebeldia, ele tem um sonho que se chama Beatriz. E, quando descobre que ela está terrivelmente doente, Leo deverá escavar profundamente dentro de si, sangrar e renascer para a vida adulta que o espera. Um traço interessante na narrativa de D’Avenia é a técnica de utilizar cores para descrever os sentimentos e as sensações do menino Leo; por exemplo, o branco, sinônimo de solidão e silêncio: “O silêncio é branco. Na verdade, o branco é uma cor que não suporto: não tem limites. (...) Ou melhor, o branco não é sequer uma cor. Não é nada, é como o silêncio.” (p. 10) O leitor perceberá a transformação de um garoto com todas as características da juventude – rebelde, egoísta, egocêntrico – numa pessoa madura e responsável. Essa mudança começa a ser percebida quando Leo deixa de jogar o jogo decisivo do campeonato de futebol para cuidar de sua amiga doente. A convivência despertará nele o sentimento de cumplicidade e do verdadeiro amor, promoverá o debate do que é realmente o sonho e mostrará que, no crescimento emocional, é importante a presença de um orientador, um mentor.Branca como o leite, vermelha como o sangue não é apenas um romance de formação ou uma narrativa de um ano de escola: é um texto corajoso que, por meio do monólogo de Leo – ora descontraído e divertido, ora mais íntimo e atormentado –, conta o que acontece no momento em que, na vida de um adolescente, irrompem o sofrimento e o pesar, e o mundo dos adultos parece não ter nada a dizer. 

10 blogs indicados:
1. Minha Vida Literária ; 2. Livros e Meninas ; 3. Ler, Dormir, Comer ; 4. Café com Blá, Blá, Blá ; 5.18 Primaveras ; 6.The Book is on The Shelf ; 7. Blackbird Lonely ; 8. Coffees and Books ; 9. Bobagens e Livros ; 10. My Dear Library.

Espero que tenham gostado do meme, gostado da indicação e espero, também, que os blogs indicados o passem para frente, para que possamos incentivar cada vez mais pessoas a ler - ou ler mais.

Beijos, beijos

5 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, sinceramente. Mas pelo que li na sinopse, deve ser espetacular. Acho bem interessante o uso de cores para expressar sentimentos. É pura sensibilidade um autor notar isso. Se tiver a oportunidade, com certeza lerei. É bastante interessante.
    Adorei o meme. Vou passar para frente sim e muito obrigada por me indicar.
    Mil beijos. ;*

    http://thebookisontheshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dyana!
    Não conhecia esse livrinho que você citou! Parece bem legal! E adorei o meme, por incentivar outras pessoas a começarem a ler! Vou tentar responder lá no blog essa semana!

    Beijos e muito obrigada pela indicação!

    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dyana.
    Eu já conhecia o livro, mas ainda não o li.
    Tenho bastante curiosidade!
    Respondi o meme lá no blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a indicação, sem falar que estou louco para ler esse livro! O título do livro já me chama atenção, e a sinopse agora! Vish...

    Beijos, 7hings.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que legal a sua indicação! A Jeh Polato do blog Eu Li & Divulgo queria muito esse livro e até conseguiu! Acho que fiquei sabendo da "grandeza" dele, por ela!

    Se eu tiver a oportunidade, lerei também!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares