Resenha: Amanhã, Quando a Guerra Começou - Marsden, John

Postado por Dyana Colares ~ quinta-feira, junho 02, 2011

Nome: Amanhã, Quando a Guerra Começou
Série: Amanhã - Livro 1
Páginas: 256
Autor: John Marsden
Editora: Fundamento
Classificação: 5/5

O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver. AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a coragem e ousadia para sobreviver. Amanhã, quando a guerra começou é o primeiro livro da série que foi escolhida como a mais fascinante pelos jovens leitores nos EUA, na Suécia e Austrália. Uma história que prende o leitor do início ao fim. Amanhã, quando a guerra começou vai ficar na sua memória para sempre.

Aproveitando o feriado de Natal, Ellie resolve fazer algo diferente de todos os outros habitantes da cidadezinha rural de Wirrawee que, neste dia, como de costume, vão à famosa Feira: acampar. Há muito tempo, ela costumava acampar com sua amiga Corrie, então elas resolveram voltar aos velhos tempos e, com isso, também encontraram uma oportunidade de reunir os amigos. Depois de tudo planejado, eles rumam ao Ponto do Alfaiate que era onde eles iam montar o acampamento.

Certa noite, enquanto todos estavam dormindo, Ellie foi ao “banheiro”, se é que pode se chamar o “meio do mato” assim. Então começaram a passar aviões de guerra pretos que a assustaram e a fizeram pensar em milhares de coisas: Porque será que esses aviões estão sobrevoando essa área a essa hora da noite? Será que eles estão apenas fazendo um treinamento? No outro dia pela manhã, ela contou aos amigos o que viu e percebeu que alguns deles tinham visto o mesmo. Depois de muita discussão eles resolveram esquecer essa história.

Depois de alguns dias se divertindo e colocando os assuntos em dia, eles decidiram que era hora de voltar porque os suprimentos estavam acabando. Porém, antes mesmo de chegarem à cidade, eles perceberam que na mata que fica ao redor dela estava tendo focos de incêndio. Eles acharam estranho, pois não costumava acontecer esse tipo de coisa nessa época do ano. Foi só depois que entraram na cidade que perceberam que algo estava errado. Estava tudo silencioso demais, não tinha ninguém nas ruas, nas casas alguns cachorros e outros animais estavam mortos e os familiares de todos da turma tinham sumido. Viram tanques de guerra, aviões sobrevoando a cidade e soldados armados. Após vasculharem tudo e analisarem o que poderia ser a causa de tudo isso, eles realmente passaram a cogitar a possibilidade de que tinham sido invadidos, de que estavam em guerra.

A partir daí, eles começam uma luta pela sobrevivência. Passam por momentos tristes, desesperadores, agoniantes, mas mesmo em meio a tudo isso eles ainda conseguem transmitir um pouco de alegria. É em todas essas situações em que eles passam a conhecer mais ainda uns aos outros. O fortão da turma se transforma em um grande estrategista, ajudando-os a escapar dos soldados; a mais delicada entre as meninas se mostra bastante corajosa; Ellie, a narradora da história, descobre que tantos anos dirigindo máquinas grandes para plantio a está ajudando a passar por muitos obstáculos; e no decorrer da história cada um vai se mostrando capaz de superar tudo para sobreviver em meio a esse cenário de guerra.

Essa série é composta por 7 livros e esse é o primeiro da coleção. Nunca tinha lido livro com uma história igual. Confesso que no começo fiquei um pouco hesitante por não saber o que esperar, mas eu estava enganada. Ellie é quem escreve a história, como que num caderno de anotações, para deixar registrado tudo o que eles passaram ali. Cada capítulo é uma nova aventura, seja ela triste, de tirar o fôlego ou feliz, mesmo que esse último aconteça raramente. Chega uma hora em que você começa a se imaginar no meio desse cenário de terror, em que você incorpora cada personagem e sente cada emoção vivida por ele.

O livro consegue equilibrar suspense, terror e até um pouquinho de romance de uma forma em que você não queira mais soltar o livro. Recomendo para todos que queiram ler uma história intensa e com muita ação que vai lhe prender do início ao fim.

“Todas essas palavras, como 'maldade' e 'nocivos', não significam nada para a natureza. A maldade é uma invenção humana.”

“Os seres humanos fazem cada coisa tão horrível uns aos outros que às vezes meu cérebro me diz que somos pura maldade. Mas meu coração não está convencido.
Só espero que a gente consiga sobreviver.”

“Lealdade, coragem, bondade. Fico imaginando se essas também são invenções humanas ou se são qualidades que simplesmente existem.”

Compre: Submarimo - Saraiva - Cultura

Foi feito um filme do primeiro livro da série e já tem o Trailer no Youtube. Eu adorei, porque achei muito parecido mesmo com o livro. Espero que seja mesmo. Dêem uma olhada abaixo no trailer.


4 comentários:

  1. Morro de vontade de ler esta série... Atualmente não estou lendo nenhuma série. Mas estou com muita vontade de começar uma...Quem sabe naum seja essa...

    Bjusss

    Clodo Jr.
    Abstraia-se

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei esse livro. Me prendeu do começo ao fim. E achei muito interessante o autor variar, já que em tantos livros lançados recentemente de sobrenatural, ele trouxe uma história bem interessante e ótima.

    Eu quero ver o filme, parece ser tão bom quanto o livro.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  3. Ah, sou louca para ler essa série, adoro quando livros proporcionam esse tipo de leitura. Espero em breve ter a oportunidade de lê-lo, e é lógico, sua resenha ficou ótima.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma boa série e sua resenha ficou muito legal... Mas sete livros?! Não vou conseguir bancar até ter meu próprio emprego! Lool

    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro :D

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares