Extraordinário - R. J. Palacio

Postado por Dyana Colares ~ quarta-feira, abril 24, 2013

"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo."

Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Ano de Lançamento: 2013
Classificação: 5/5

Compre:



August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Extraordinário foi um dos livros mais tocantes que já li. Toda a estória de superação do Auggie é muito comovente e nos faz refletir sobre todas as vezes em que reclamamos por coisas tão pequenas, quando há pessoas com problemas tão mais sérios e não reclamam, buscando ser felizes mesmo com isso.

Se víssemos um menino com o rosto deformado na rua, com certeza o nosso primeiro impulso seria olhar para ele, não é? É isso o que acontece com Auggie, um menino que foi "sorteado" na loteria genética e acabou nascendo com uma síndrome raríssima que deformou seu rosto. Só que com o tempo, o menino meio que se acostumou com todos os olhares de aversão que lançavam para ele. Mesmo com 10 anos, ele já mostrava uma maturidade impressionante para lidar com esse tipo de situação.

Até que um dia seus pais decidem que era hora de o garoto ir para a escola - ele sempre foi ensinado em casa pela a mãe. Isso assusta muito o Auggie, com medo do que os meninos da sua idade iriam agir diante dele. E é a partir daí que a estória se desenrola.

A narração do livro é alternada entre o Auggie, a Via (irmã) e alguns colegas da escola que ele passa a frequentar. Isso foi uma coisa muito legal que a autora nos proporcionou, essa chance de podermos ver diferentes pontos de vista a respeito do Auggie e da sua vivência na sociedade.

Extraordinário é um livro que mostra a superação de um garoto que, mesmo novo, já sofreu tanto por causa da síndrome que possui. Ele queria mostrar para todos que não tinha nenhuma deficiência, que era um garoto normal, mas com o rosto estranho. Ele tinha tudo para entrar em depressão, ser um menino triste, mas à medida que a leitura vai avançando, você só vai se apaixonando cada vez mais por esse garoto que nos mostra que dá para sermos felizes, não importa a maneira - basta nos aceitarmos do jeito que somos.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - Auggie.

Aliás, aceitação foi a palavra que o Guilherme Cepeda, do Burn Book, usou para descrever esse livro. E eu concordo em gênero, número e grau. Além de nos aceitarmos do jeito que somos, esse livro abre nossos olhos para aceitarmos o próximo do jeito que ele é, sem julgamento, sem discriminação.

Recomendo a leitura para TODAS AS IDADES. Até porque nós estamos vendo a sociedade ficando cada vez pior, as pessoas se maltratando, se discriminando, o bullying ficando cada vez mais frequente... Uma coisa muito triste de se ver. Eu terminei a leitura tão feliz por ter conhecido a estória do Auggie.. Com certeza, Extraordinário é uma lição de vida e tem muito a nos ensinar.

Beijos, beijos!

5 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa estou louco para ler Extraordinário de uma vez, todos estão elogiando o livro demais é acho que não é atoa não é ? ainda mais depois da sua maravilhosa resenha,beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/2013/04/promocao-dia-do-livro.html ( participa lá :D )

    ResponderExcluir
  2. este é o livro que está no topo da minha lista de desejados! meu aniversario está chegando e já pedi ele de presente para umas 10 pessoas hahaha
    estou muito empolgada e bem interessada em lê-lo ;~~

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!
    Fico encantada a cada resenha que leio sobre esse livro, tenho certeza que se trata de uma leitura inesquecível!
    Vou lê-lo em breve!
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. Vou comprar este livro para mim e para minha filha ler também, concordo com você que ele deve ser lido por pessoas de todas as idades e principalmente por nossos filhos que acham que o mundo é cor de rosa como a vida deles. Sei que o que vou falar agora parece coisa de velho, mas "na minha juventude" acredito que tínhamos mais noção dos problemas do mundo do que os atuais adolescentes. Isso se deve um pouco ao tipo de leitura voltada para este público, que não retrata a dureza do mundo em que vivemos.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha e aproveito o espaço para dizer que meu blog esta sorteando o livro Extraordinário quem quiser particar só acessar :

    www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares