O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Postado por Dyana Colares ~ sexta-feira, fevereiro 01, 2013

"E! A! G! L! E! S! EAGLES!"

Editora: Intrínseca
Páginas: 254
Classificação: 4/5

Compre: Cultura - Fnac - Saraiva

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança. 

Comecei o ano de 2013 com ótimas leituras e O Lado Bom da Vida está incluso nessa lista. Não foi um livro que eu ameeeeeeeei, tipo um dos meus favoritos, mas eu achei muito legal a estória que o autor criou e como, através do Pat Peoples, ele dá uma lição de otimismo para as pessoas - o que anda faltando, e muito, hoje em dia.

O Pat saiu do "lugar ruim" tão inocente que eu passava a maior parte do livro sentindo pena dele. Ele não se lembrava há quanto tempo estivera lá nem o porquê e ninguém parecia querer responder às suas perguntas.

Desde que ele volta pra casa, Pat fica querendo dar o seu melhor para um dia fazer com que a Nikki, o amor da sua vida, volte para ele e acabe com o "tempo separados". Ele passou a ser viciado em exercícios físicos porque ele lembrava que ela sempre reclamava que ele não fazia nada. Além disso, ele estava sempre procurando ver o lado bom das coisas, o que ele não fazia antes de ir para a clínica psiquiátrica.

A partir do momento que ele volta pra casa, ele começa a tentar se readaptar e se "curar" do esquecimento, tanto dentro de casa com a família, principalmente com sua mãe, quanto com seus antigos amigos. Muitas pessoas passam a ajudá-lo nessa volta à sociedade, como o Dr. Patel, seu terapeuta; Jake, o irmão de Pat, que se mostra muito amável e sempre pronto para ajudá-lo; Ronnie, seu melhor amigo; e Tiffany, uma garota meio louca, mas que vai fazer uma grande diferença em sua vida.

Falando na Tiffany.. A relação dela com Pat é bem, digamos.. diferente. Ela cisma com ele e passa a seguí-lo toda vez que ele sai para correr. Mesmo quando ele não a vê correndo e passando em frente à casa dele, ele sabe que ela vai o seguir assim que começar a correr. Um dia, ele a chama para jantar, pois assim ele achava que ela deixaria de ter essa fixação por ele. Doce engano. No outro dia, ela está lá, esperando por ele para correrem juntos.

Até que uma vez, Tiffany propõe a ele um trato que vai ser bom para os dois lados. Isso envolve a Nikki e uma competição de dança.

A maior parte desse livro, que talvez tenha incomodado muita gente, fala de futebol americano. Tanto Pat, quanto sua família e até seu terapeuta, são totalmente fanáticos pelos Eagles. Estão sempre assistindo todos os jogos. Realmente, o livro mostra bastante essa relação deles com o time. Mas até que eu achei divertido. :)

Eu achava engraçada a rotina de exercícios físicos dele. Me lembrava algumas pessoas que eu conheço - não que elas fossem tão loucas quanto ele, mas mesmo assim me lembrou. Sua mãe lhe deu uma academia em casa de presente, então já viu, né? Não faltava mais sair de lá. Tirando que ele corria todo dia vestindo um saco de lixo para poder suar mais e perder mais calorias. Louco!

"Deus, eu não pedi um milhão de dólares. Não pedi para ser famoso e poderoso. Nem mesmo pedi que Nikki me aceitasse de volta. Só pedi um encontro. Uma única conversa cara a cara. Tudo que fiz desde que saí do lugar ruim foi tentar melhorar — para me tornar exatamente o que Você quer que todos sejam: uma pessoa boa. E aqui estou eu, correndo pelo norte da Filadélfia em um dia de Natal chuvoso... — sozinho. Por que Você nos deu tantas histórias sobre milagres? Por que Você enviou Seu Filho do céu? Por que Você nos deu filmes, se a vida nunca acaba bem? Que merda de Deus é você? Você quer que eu seja infeliz para o resto de minha vida? Você quer..."

No geral, eu achei esse livro muito legal. É uma leitura leve e divertida, de modo que quando você começa, você só quer largar o livro quando estória acaba. Mais um livro lido cuja adaptação cinematográfica eu estou ansiosa para assitir. Segue abaixo o trailer:

Sobre o autor:
Matthew Quick era professor na Filadélfia, mas decidiu largar tudo e, depois de conhecer a Amazônia peruana, viajar pela a África Meridional e trilhar o caminho até o fundo nevado do Grand Canyon, reviu seus valores e, enfim, passou a dedicar todo seu tempo à escrita.
Ele, então, fez MFA em Creative Writing pelo Goddard College e voltou para a Filadélfia, onde mora com a esposa.
Quick é autor de três romances além de O Lado Bom da Vida, que lhe renderam críticas elogiosas e menções honrosas importantes, entre as quais destaca-se a do PEN/Hemingway Award.

13 comentários:

  1. Cada vez mais curiosa com esse livro e com o filme! Bom, já sei que contém referências culturais, o futebol americano ganhou destaque na história e não é precisamente um livro romântico, mas me atraiu porque fala da questão de reparar os erros do passado e ao mesmo tempo em ser mais otimista, vendo as coisas pelo seu lado bom. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  2. muito legal sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ver o filme e ler o livro

    ResponderExcluir
  3. A minha vontade inicial de ler esse livro, veio após eu ter visto o trailer do filme pela primeira vez, e ainda mais que eu vi que a capa ia ser com o lindo do Bradley Cooper. Tem muita gente que não gosta de livro com capa de filme, mas eu não sou uma dessas, se a capa do filme for bonita, eu adoro!
    Eu li outra resenha, na qual foi recomendado ler o livro antes de assistir o filme, e é isso que estou tentando fazer, quero adiar ao máximo ver o filme até ler o livro, não sei se vou conseguir, mas espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  4. Vi o trailer e fiquei muito curiosa. Até o momento só li bons comentários, ;)

    ResponderExcluir
  5. Vi o trailer e fiquei desesperado para ler o livro... Sua resenha fez a vontade dobrar! Férias combinam com romances leves, e já que vc falou que ele é assim... bora ler?! ^^

    ResponderExcluir
  6. Vou assistir o filme segunda-feira, estou louca para ler esse livro ;) Tomara que eu ganhe o sorteio. Adorei a resenha, que estranho isso de "correr com um saco de lixo" e, de ser viciado em exercícios físicos rsrs. Porque eu odeio exercícios físicos .-. Quero saber como a linda Jennifer Lawnrence vai ajudá-lo :) Quero saber que tipo de acordo eles vão fazer :) Tenho certeza de que irei gostar, li várias resenhas e as pessoas só falam bem desse livro. Você disse que é um romance leve, adoro romances, dos mais leves até os mais "picantes". E, tenho certeza que esse livro deve passar uma grande lição de vida, sobre as pessoas serem mais otimistas, como você falou :)

    ResponderExcluir
  7. Esse filme me chamou atenção desde a primeira vez que vi trailers e nem sabia que tinha livro! Agora todo mundo só fala desse livro e estou doida pra ler. Parece ser muito bom e a história é linda *-*

    ResponderExcluir
  8. Estou morrendo de vontade de ler esse livro sempre vejo resenhas positivas sobre ele, tambem ouvi falar do filme mas sempre tento ler o livro antes de ver o filme acho que tem mais detalhes, ou talvez só seja pq eu amo ler mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Acho que, apesar de ser meio “forçado” no quesito emocionar, deve ser uma leitura bem interessante. Está um burburinho por causa do lançamento do filme, mas eu sempre prefiro ler antes de assistir o que pretendo fazer em breve. Pelo visto, ele é bem escrito e a leitura flui bem. Estou muito interessada!

    ResponderExcluir
  10. Amei o filme e ainda não tive a oportunidade de ler o livro :( Pat parece ser um ótimo personagem, ele parece ser docê e querendo agradar a todos.Espero poder conferir logo o livro.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas o trailer é cheio de briguinhas e etc.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas estou muito ansiosa para fazer os dois.
    Pelo o que percebi o livro fala de força de vontade, de determinação, pois mesmo com os "problemas" dele, o Pat quer fazer a as coisas darem certo, vê o lado bom das coisas, ele quer agradar todo mundo e quer tentar recuperar o que perdeu. E tem a Tiffany que é bem doidinha mesmo, mas acho que tem bom coração rs
    Só vejo coisas boas sobre esse livro e filme por aí, apesar que dizem que o filme não segue muito a linha do livro, acho que como em qualquer adaptação de livro para filme.
    Mas nem porn isso estou mesmo afim e curiosa para ler e ver O Lado bom da vida"!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  13. Bom, estava super ansiosa para ver o filme desde que começaram as produções, e mal sabia que tinha livro...desde quando descobri, estou louquinha pra ler!!! Acho interessante essa historia de ele esquecer o porque foi internado, e o "relacionamento" dele com a Tiffany...pelo que percebi da resenha, deve ser similar a As Vantagens de Ser Invisivel, talvez em uma versão "adulta". Acho que esse livro vai me ajudar bastante (pelo menos foi assim com Vantagens), preciso um pouco de lições de otimismo. E nem preciso falar que amei a resenha, né?! Me deixou com ainda mais vontade de ler O Lado Bom da Vida!

    Beijo,
    Leticia
    http://animesheavenbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares