Em memória à todas as pessoas que viveram o Holocausto..

Postado por Dyana Colares ~ segunda-feira, janeiro 28, 2013

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Eu sou muito fã de livros que relatam histórias, fictícias ou não, de pessoas que viveram durante o período de guerras, principalmente durante o Holocausto. Gosto de ver a luta dessas pessoas pela a sobrevivência, mostrando até onde pode ir o ser humano para isso. Me dá mais vontade de viver e aproveitar cada momento. Me dá mais vontade, também, de fazer o bem às pessoas.

Em memória àquelas que sobreviveram ou não a esse período tão terrível da história mundial, trago pra vocês algumas dicas de leitura para você que também gosta de ler livros que abordam esse tema.

O Diário de Anne Frank - Otto H. Frank e Mirjam Pressler
"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen."
Leitura obrigatória para os fãs desse tema. Todos deveriam conhecer a história de Anne Frank. Guerreira. Sem mais.










 O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Um livro maravilhoso, assim como o filme. Cada capítulo é uma dor no coração. Não tem como não se emocionar com a história de Bruno e Shmuel.


A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
 Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.
Eu sei que existe uma contradição com este aqui. Muitos amam e muitos não gostam. Eu AMO. Foi um dos primeiros livros que me fez começar a gostar de ler e a gostar desse tema. A história de Liesel é linda. Emocionante.


Resistência - Agnès Humbert
No verão de 1940, quando a ocupação nazista na França se tornou irremediável, a vida da historiadora de arte Agnes Humbert tomou um rumo surpreendente. Inconformada com a dominação nazista, movida por uma coragem ímpar e com o apoio de seus colegas do Museu do Homem em Paris, Agnès fundou um dos primeiros grupos da Resistência francesa. Durante quase um ano, ela e seus companheiros redigiram, imprimiram e distribuíram o jornal Résistance, além de panfletos e outros textos contra o governo de Vichy.
A rede de rebeldes do Museu do Homem, improvável porém eficiente, conquistaria um lugar de trágico destaque na história da Segunda Guerra Mundial. Em 1941, muitos dos seus membros, incluindo o carismático líder Boris Vildé e a própria Agnès, foram traídos por um espião e entregues à Gestapo. Presos, sete dos homens foram condenados à morte e executados por um pelotão de fuzilamento. As mulheres foram deportadas para a Alemanha como trabalhadoras escravas. Continue lendo: http://goo.gl/K9lg1
 
História tocante. A Agnes, enquanto estava presa, ela começa a escrever um diário de forma a relatar tudo o que sente e tudo o que está vivendo no trabalho forçado. Você acaba sentindo o que ela sente e por um momento acaba se sentindo vivendo aquilo junto com ela.



A Vida em Tons de Cinza - Ruta Sepetys
1941. A União Soviética anexa os países bálticos. Desde então, a história de horror vivida por aqueles povos raras vezes foi contada. Aos 15 anos, Lina Vilkas vê seu sonho de estudar artes e sua liberdade serem brutalmente ceifados. Filha de um professor universitário lituano, ela é deportada com a mãe e o irmão para um campo de trabalho forçado na Sibéria. Lá, passam fome, enfrentam doenças, são humilhados e violentados. Mas a família de Lina se mostra mais forte do que tudo isso. Sua mãe, que sabe falar russo, se revela uma grande líder, sempre demonstrando uma infinita compaixão por todos e conseguindo fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. No entanto, aquele ainda não seria seu destino final. Mais tarde, Lina e sua família, assim como muitas outras pessoas com quem estabeleceram laços estreitos, são mandadas, literalmente, para o fim do mundo: um lugar perdido no Círculo Polar Ártico, onde o frio é implacável, a noite dura 180 dias e o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos. A vida em tons de cinza conta, a partir da visão de poucos personagens, a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas durante o domínio de Stalin. Ruta Sepetys revela a história de um povo que foi anulado e que, por 50 anos, teve que se manter em silêncio, sob a ameaça de terríveis represálias. 
Comovente. Todo tempo você fica querendo ajudar cada um deles nessa história. Foi um dos melhores livros que li ano passado e se tornou um dos meus favoritos. 


A Lista de Schindler - Thomas Keneally
A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas.
Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prêmio Booker, da Inglaterra. Levado às telas com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.
Esse eu não cheguei a ler AINDA, mas assisti ao filme. Que filme triste e lindo, ao mesmo tempo. Maravilhoso ver a resistência de um homem em meio a tanta destruição.




Espero que tenham gostado das dicas de leitura. Me contem quais deles vocês já leram e o que acharam. Vai ser muito bom saber que tem mais fãs de livros com essa temática por aí. :)

Beijos, beijos

Um comentário:

  1. Este blog está cada vez mais incrementado. Excelente iniciativa.

    Ontem li "Diário de Suzana para Nicholas", de James Patterson, graças às suas dicas.

    Li um livro que traz uma descrição leve e amena de encontros e desencontros amorosos, ora relatados pelo autor, ora por uma de seus personagens, Suzanna, que escreve para seu bebê relatos emocionantes do que viveu e lições aprendidas.

    O final é impactante e inesperado. Impossível as lágrimas não brotarem, impossível não se propor a viver de um modo diferente, valorizando muito mais os que nos cercam e cada dia dado de presente.

    Um livro leve, uma narrativa suave, mas um livro transformador. Bela dica, Dyana Colares!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares