Um lugar para os jovens na Bienal do Livro do Rio 2013!

Postado por Dyana Colares ~ quinta-feira, dezembro 20, 2012


Oi pessoal!
Trouxe pra vocês uma ótima novidade sobre a Bienal do Livro do Rio de Janeiro que acontecerá ano que vem! Vou fazer de tudo pra ir! Vai ser massa! :)

A Bienal do Livro do Rio, que acontecerá de 29 de agosto a 8 de setembro de 2013, terá um novo espaço destinado aos jovens: o Acampamento da Bienal, que vai abordar a literatura de convergência - o livro que vira filme, que vira HQ, que vira game, que vira livro de novo.

O assunto está muito presente na vida dos adolescentes, que lidam diariamente com narrativas de pulam de uma mídia para a outra, e será o tema central de diversos bate-papos interativos que acontecerão no espaço.

- O jovem está sempre muito presente na Bienal, pegando autógrafos dos seus ídolos e assistindo a palestras, mas ele não tinha, até agora, um lugar no qual pudesse relaxar e encontrar outros adolescentes. O Acampamento será um local para trocar experiências e também fazer parte da programação, interagindo com os palestrantes - explica o curador do novo espaço, João Alegria.

Os palestrantes serão "anônimos famosos", como, por exemplo, aquela blogueira de moda que faz sucesso na internet, ou aquele gamer que tem um blog com ótimas dicas de jogos. Havaerá almofadas onde os adolescentes poderão assistir aos discursos e também dar suas opiniões. Os nomes dos palestrantes serão divulgados até março.

- Não serão palestras longas, mas pequenos discursos, de 15 minutos, que darão abertura para um bate-papo entre o palestrante e o ouvinte. A ideia é que haja troca de informações e opiniões o tempo todo. O jovem de hoje ele também é um produtor de conteúdo e nós queremos ouvi-lo - diz João.

Ainda há planos para que o espaço abrigue uma lanchonete; barracas de tecido, cujas velas serão tirinhas de humor; uma galeria de personalidades que, muito jovens, imaginaram adventos que mudaram a vida de todos nós; e ainda uma máquina de ler - um livro será eleito para ser lido pelos frequentadores do local, dentro de uma máquina eletrônica, onde haverá botões interativos.

Além do Acampamento na Bienal, o espaço terá dois desdobramentos: o blog Acampamento na Web; e o Acampamento na Mão, um fanzine a ser distribuído no Rio Centro. Através do Acampamento na Web, será realizado um concurso de fanfiction - contos criados por fãs, com personagens de seus livros favoritos. A partir de abril, os jovens poderão cadastrar seus contos no blog. Um júri vai selecionar os contos finalistas, que serão veiculados no fanzine. Mas o vencedor será escolhido pelos próprios internautas, que vão poder ler as histórias na web e votar na sua favorita. O campeão ganhará um prêmio em dinheiro.

Fonte: GL Events

0 opiniões:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares