Visita ao Real Gabinete Português de Leitura - RJ

Postado por Dyana Colares ~ segunda-feira, outubro 22, 2012

SIM, ESTE PARAÍSO EXISTE E FICA NO RIO DE JANEIRO!

Sabe quando você entra em uma biblioteca e se sente no filme da Bela e a Fera? Então, foi essa a sensação que eu tive quando entrei no Real Gabinete de Leitura nesta última viagem que fiz ao Rio. É tudo meio surreal! Essa foto é só de quando você entra no prédio, mas todas as paredes são cobertas de livros! Segundo o site, são 350.000 obras e é a maior e mais valiosa biblioteca de livros em português fora de Portugal. 

Eles possuem obras raras como uma edição de Os Lusíadas de 1572 e o Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias. É fantástico!

A parte ruim: Você não pode tirar nenhum livro do lugar, a não ser que você seja um especialista ou investigador e ainda precisa de uma autorização especial pra isso. Só quem paga um valor mensal de sócio da biblioteca é quem pode alugar livros (até 3, com prazo de 15 dias para devolução), sendo estes com edições posteriores a 1950.

Independente disso, valeu MUITO a visita. Como uma bookaholic, só de entrar num lugar lindo desse já é gratificante! Tanta coisa linda que o nosso país tem e que tanta gente não dá valor! É muito comum verem as pessoas valorizarem mais o que vem de fora do quê o que é daqui. Vão pra Europa pra visitar museus e bibliotecas sem nem ao menos conhecerem as riquezas que a nossa terra possui. Triste realidade.

Não estou dizendo que não faço isso. Afinal, meio que crescemos nesse mundo aonde se dá mais valor às coisas dos outros, mas é visitando esses lugares que vejo como o Brasil abriga coisas lindas que fazem parte da história do nosso país e que, assim como outros monumentos ao redor do mundo, também valem à pena conhecer.


Faço um pedido a vocês: vão atrás de conhecer mais sobre a história do Brasil e todas as coisas valiosas que temos aqui. Temos museus e prédios históricos lindos em várias cidades, não é difícil encontrar um perto. Dica: Museu Histórico Nacional e Museu da República, ambos no Rio de Janeiro. São lindos e abrigam coisas belíssimas da história do nosso país. Deem mais valor ao o que é nosso, desde coisas históricas até à nossa literatura. Leiam mais autores nacionais, antigos ou atuais, e deem uma chance para eles mostrarem que também podem ser tão valorizados quanto os autores de fora.

Teto da biblioteca.




Enfim, visita RECOMENDADÍSSIMA para você que vai visitar o Rio de Janeiro ou que mora lá!

Real Gabinete Português de Leitura
Entrada Franca
Rua Luís de Camões, 30, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (+ 55 21) 2221-3138
Mais informações: site.

Beijos, beijos!

2 comentários:

  1. Eu nunca ouvi falar dessa biblioteca aqui.Quando eu for no Centro novamente vou tentar dar uma passada lá. É lindo mesmo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa, você também lembrou da Bela e a Fera HAHAHA Te juro que foi a primeira coisa que eu pensei quando vi a foto no site!
    Adorei conhecer o Gabinete, sério. Queria morar no RJ, levar meu notebook e ficar lá escrevendo por horas!
    Beijooos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares