Resenha: Across The Universe - Beth Revis

Postado por Dyana Colares ~ quinta-feira, setembro 27, 2012

Nome: Across The Universe
Autora: Beth Revis
Páginas: 400
Editora: Razorbill
Classificação: 5/5

Amy deixou para trás seus amigos, seu namorado, seu mundo inteiro para se juntar aos pais a bordo da nave espacial Godspeed. Para a longa viagem, ela e seus pais foram criogenicamente congelados, esperando enfim acordarem em um novo planeta: Terra-Centauri. Porém, cinquenta anos antes do previsto, a câmara criogênica de número 42 é misteriosamente desligada, e Amy se vê forçada a sair de seu profundo sono de gelo. Alguém havia tentado matá-la. Agora, Amy está presa em um novo – e pequeno – mundo, onde nada parece fazer sentido. Os 2312 passageiros a bordo de Godspeed são liderados pelo tirânico e assustador Eldest. Elder, seu rebelde sucessor, parece ao mesmo tempo fascinado por Amy e ansioso por descobrir nele mesmo tudo o que se espera de um líder. Amy quer desesperadamente confiar em Elder, mas será que ela deve colocar seu destino nas mãos de um garoto que jamais conhecera a vida fora daquelas frias paredes de metal? Tudo o que Amy sabe é que ela e Elder devem correr para desvendar os segredos mais ocultos de Godspeed, antes que o assassino tente matá-la novamente.

Across The Universe é o primeiro livro de ficção científica (que eu me lembre) que li e posso dizer que toda aquela expectativa que eu tinha com relação à estória foi superada.

O livro começa com pessoas sendo recrutadas e congeladas para serem enviadas dentro de uma nave espacial em uma missão com duração prevista de 300 anos para colonizar um novo planeta. O processo de congelamento é agoniante. Quem narra é Amy, filha de um casal que foi considerado necessário para a missão, pois seu pai era militar e sua mãe, cientista, e que é a primeira a ser congelada. Os detalhes que a autora dá é angustiante. Fiquei me imaginando sendo congelada daquela maneira. O próximo a ser congelado é o pai de Amy mas, antes disso, ele dá a opção à ela de ir ou não. No entanto, Amy resolve ir, pois quer estar ao lado de seus pais, porque sabe que sua vida é com eles. Contudo, para desespero da personagem, depois de congelada, Amy continua consciente. Imgine ficar consciente durante uma viagem de 300 anos estando com seu corpo totalmente congelado?! Terrível, não?

Simultaneamente com a narração de Amy, temos Elder, o próximo líder da nave Godspeed. Ele está sendo treinado por Eldest, o atual – e sério - líder, para se tornar um rapaz forte e capaz de comandar a nave. Elder é tranquilo e curioso, daquele que sempre procura descobrir mais sobre o que aprende. E é através do treinamento dele que descobrimos um pouco mais de como a nave funciona e como são as pessoas que vivem lá.


"Essa nave é construída sobre segredos; ela funciona com segredos."

Gostei muito de como a autora criou cada detalhe da nave espacial e a função de cada pessoa lá dentro. Do jeito que ela descreve, você consegue imaginar perfeitamente como deve ser a nave e todos os seus compartimentos. Existem aqueles que cuidam do crescimento das plantas, aqueles voltados para as artes, aqueles que cuidam das pessoas no Hopistal, os que cuidam da parte técnica da nave, além do líder, Eldest. A minha versão desse livro é em hardcover e na parte de dentro da jacket tem um mapa da nave. Muito interessante.


Foto de parte da jacket. Mapa da Godspeed e mais algumas outras informações sobre ela.

As personagens são muito bem caracterizadas, sendo que você consegue mesmo sentir suas emoções à medida que vocês as vai conhecendo. São aqueles que dá vontade de querer tê-los como amigos para conhecê-los mais e que faz com que você não queira terminar o livro só para continuar com eles. Elder vai se tornando mais maduro no decorrer da estória e Amy é aquela garota forte que sempre vai atrás de descobrir sobre tudo, não aceitando de primeira o que lhe dizem.

Uma das partes mais interessantes que li foi quando Amy foi descongelada misteriosamente. Os detalhes que a autora descreve o que a garota estava passando lá dentro da câmara é agoniante e eu só queria que o capítulo terminasse para acabar logo com aquilo! Hahaha!

A leitura do livro é rápida, fluente. Acho que para uma leitura mais proveitosa e com maior entendimento, recomendo para aqueles com nível de inglês intermediário, principalmente por causa das palavras mais técnicas usadas na estória. By the way, não vejo a hora de ler a continuação A Million Suns

MAS, para quem não lê livros em inglês, uma novidade: A Editora Novo Século acabou de lançar esse livro em português! Massa, né? Para saber mais, clique aqui.

Compre (inglês): Book Depository - Amazon
Compre (português): Cultura - Travessa

Sobre a autora:

Beth Revis escreveu seus primeiros livros quando aluna em uma sala de aula, os professores não sustentavam o seu interesse e ela escrevia histórias em vez de tomar notas das aulas. Beth escreve ficção científica e romances de fantasia para adolescentes. Across the Universe é o seu romance de estréia.


3 comentários:

  1. Vai pra minha lista de livros, a história deve ser realmente boa e eu me apaixonei pela arte da capa e pelo nome pois não consigo não me lembrar dos Beatles, haha

    beijos, Amanda
    realidade-errada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito bom, adoro essas coisas.
    A capa é linda e sua resenha ficou demais.

    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos
    http://aoinfinitoealem.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro de ter visto esse livro faz um tempo e o título me chamou a atenção, porque eu lembrei daquele musical HAUHSAHUU Across the universe com a Evan Rachel Wood que eles cantam só músicas dos Beatles xD MAS ENFIM, me chamou a atenção de qualquer forma.

    Gostei do que você disse sobre o cenário e como na versão hard cover tem o mapa da nave. Muita gente não gosta de certas descrições e etc, mas eu gosto. Acho que me sentir bem situada no livro é bacana, a gente acaba dando muito mais corda a imaginação dessa forma!
    Você sabe se na versão PTBR tem o mapa também? Porque eu fui dar uma olhada no site da Livraria Cultura e fiquei satisfeitíssima quando descobri que só tinha o segundo livro pra vender HAHAHAHHAHAHAHA

    E eu estava procurando um best seller pra ler, e me empolguei com esse! :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares