Resenha: A Esperança - Collins, Suzanne

Postado por Dyana Colares ~ segunda-feira, novembro 21, 2011

Nome: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes Livro 3
Páginas: 421
Editora: Rocco
Classificação: 5/5

Alerta de Spoiler!
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Começo dizendo que Jogos Vorazes é uma das melhores séries que já li e eu estava muito ansiosa pelo desfecho. Então, o que dizer sobre esse livro? Ok, o meu preferido continua sendo o Em Chamas, mas esse terceiro foi o mais “louco” pra mim por causa das coisas que aconteceram principalmente do meio para o fim (desculpa, não consegui encontrar outro adjetivo pra descrever o livro :).

Do começo para, mais ou menos, o meio do livro eu achei a história um pouco parada, porque mostra apenas a Katniss conhecendo o quartel general dos rebeldes e mostra como é seu dia-a-dia, onde ela tem que seguir um horário feito exclusivamente para ela.

Ela passa a morar no local com sua mãe e com sua irmã, Prim, onde estas trabalham como enfermeiras, cuidando dos feridos por conta das lutas durante as rebeliões.

Depois de Katniss se instalar, a chefe do local manda ela ir para o campo de batalha onde é monitorada 24 horas por um par de cinegrafistas da Capital, uma diretora chamada Cressida e Mesalla, seu assistente, para que eles possam registrar todos os passos da garota, com o propósito de, com essas imagens, invadir a rede de TV da Capital e mostrar a toda a Panem que os rebeldes estão resistindo bravamente, principalmente aquela que é considerada o Tordo, a líder da rebelião, a própria Katniss.

Com Katniss ao lado deles, a guerra se agrava mais, pois os rebeldes passam a desafiar a Capital de todas as maneiras possíveis, sonhando com o dia que poderão ver a paz reinando em todo o país novamente.

O livro continua tendo uma narrativa eletrizante, que faz o leitor se sentir na guerra junto com os personagens. Vários sentimentos são aflorados durante a leitura.. Medo, tensão, tristeza, pena e alegria também são alguns deles. Vou sentir saudade dessa série e vou aguardar por outros lançamentos da Suzanne Collins, pois depois de tudo o que eu passei com Jogos Vorazes, virei fã da autora.


Sobre a autora:
Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive com a família em Connecticut.

http://www.suzannecollinsbooks.com/

2 comentários:

  1. Ei Dyana,

    Ah eu preciso ler urgente, minha fila ta gigante e o meu está emprestado direto rsrsrs. Amei os dois primeiros livros.

    Só um comentário maldoso, com esta grana toda que esta autora ta ganhando bem que ela podia dar um trato neste cabelo ne? hauhauhauahu

    ResponderExcluir
  2. Não li nada desta série ainda, uma pena. Nanda, cuidado com o veneno, rsrsrs
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares