Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler - Harding, John

Postado por Unknown ~ sexta-feira, setembro 02, 2011

Nome: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor: John Harding
Editora: Leya Brasil
Classificação: 4/5

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela. Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deviam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas - sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.

Sinceramente? Eu não esperava muito desse livro. Mas eu errei.

O livro começa narrando como é a mansão, e Florence explica sua convivência com seu irmão, Giles. Pode parecer meio confuso e chato no começo, mas a narrativa vai ficando melhor ao longo dos capítulos, ao ponto de você não querer mais largar o livro.

Eu li algumas resenhas para saber a opinião das outras pessoas, e a maioria dizia que o final era sem pé e nem cabeça, que deixava coisas sem explicar, e isso é verdade.

Eu não entendi muito o final, mas depois de um tempo, eu refleti, e percebi o que ele queria dizer com aquele final.

Sabe aquele final que você acha que nunca devia ter acontecido, que era impossível uma coisa dessas, e algo que nunca passaria por sua cabeça? Pois é.

Muitas pessoas fizeram uma ligação desse livro com o livro ‘A Volta do Parafusso’, pois os personagens tem nomes semelhantes, a história semelhante e etc.

O que eu achei realmente semelhante ao livro foi o filme ‘Os Outros’. Não é muito parecido, mas se você parar para perceber, tem alguma ligação.

O que mais me deixou intrigada foi a tradução do nome do livro, que em inglês é ‘Florence and Giles’, o que dá muito sentido ao livro. Ele também tem uma semelhança no título com o livro ‘A Menina que Roubava Livros’, que eu percebi quando fui comprar.

Eu recomendo esse livro, apesar de ser um pouco confuso de se entender. Não foi um dos melhores livros que eu já li, mas com certeza, passa muitos outros livros de 10 a 0.

Promo

7 comentários:

  1. Quando li o título, achei interessante, mas depois fui lendo a resenha e não achei tão interessante assim. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh! Eu amo a capa desse livro! Ele está aqui na minha lista a mil anos. Preciso tomar vergonha na cara ler logo!
    =/

    Adoei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tenho oportunidade de comprar esse livro, mas acabo me esquecendo dele.. rs
    Precisando ler logo.. parece ser ótimo!

    Adorei sua resenha!


    lereseaventurar.blogspot.com
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi Dyana.
    Esse livro está na minha lista ha séculos... rsrsrs... preciso abrir uma poupança só pra comprar os livros...rsrs'
    Continuo curiosa pra ler, principalmente o final que, como você colocou, dizem ser sem pé nem cabeça.

    Abraço.
    sonhosemtinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, a capa desse livro é linda e eu particularmente adoreei ele!

    Sério, por mais que o final tenha sido confuso e tudo o mais eu entedi o livro e aquele final para mim foi bem elaborado, mas enfim... ;P

    Adoreei a resenha e eu também pensie em A Menina que Roubava livros quando comprei ele.

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  6. Deve ser curioso e fantastico esse livro! adorei a resenha! mto bem!

    ResponderExcluir
  7. Estou no último capítulo do livro e estou achando ele bem chatinho. Achei a Florence chata e em alguns momentos pensei que a menina estava ficando louca.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares