Resenha: Identidade Roubada - Stevens, Chevy

Postado por Dyana Colares ~ sábado, agosto 27, 2011

Nome: Identidade Roubada
Autora: Chevy Stevens
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5

Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O’Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado. Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando. Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.

Annie estava tendo uma vida relativamente boa. Tirando o trauma que ela tinha da morte de sua irmã e de seu pai e de desde pequena saber que sua mãe gostava mais de sua irmã, ela era consideravelmente bem sucedida no emprego de corretora de imóveis, tinha um ótimo namorado e uma melhor amiga fiel. 

Mas certo dia, quando ela já estava finalizando seu dia de trabalho, um homem bastante simpático pede para ela lhe mostrar a casa. O que ela não esperava é que esse homem iria mudar sua vida para sempre.

Esse simpático homem mostra que não está lá para comprar casa nenhuma, mas, sim, para fazer algo pior: seqüestrar Annie. Assim, sem mais nem menos. Ela fica o tempo inteiro se perguntando porquê aquilo estava acontecendo com ela, porque ele que seqüestraria um simples corretora de imóveis. 

Durante o seqüestro ela é mantida em um chalé no meio de uma mata fechada, obrigada a passar por momentos muito humilhantes e a seguir regras absurdas. Uma delas é que ela só poderia ir ao banheiro em um certo horário, caso contrário o Maníaco – nome pelo qual ela chama o seu seqüestrador no livro – a faria beber água da privada. Além disso, ainda tinha que tomar conta de todos os afazeres domésticos e toda noite ter que deixar o seqüestrador dar banho nela para depois ser estuprada.


Eu não tinha como me proteger, nem como sair. Era precisava me preparar para o pior, mas eu nem sequer sabia o que o pior poderia ser.


O Maníaco era daqueles que tudo tinha que ser na hora certa. Nem um minuto a mais, nem a menos. E era bipolar. Uma hora ele aparecia feliz, sorridente e na outra ele tinha um ataque de fúria. É daqueles que se a outra pessoa pisa fora do limite um pouco, ela já pode se preparar para o pior.


O livro é o relato de Annie sobre seus 365 dias de sequestro à sua terapeuta, onde cada capítulo é uma sessão da terapia. E à medida que vamos avançando na leitura, percebemos o quanto aquele seqüestro atingiu todos os aspectos da vida dela e como ela vai superando cada obstáculo para tentar se curar do trauma.


E já que estamos acertando os ponteiros, vamos estabelecer algumas regras básicas antes de começarmos nossa brincadeira. Vai ter que ser do meu jeito. Isso quer dizer que você não vai perguntar nada. Nem mesmo “Como se sentiu quando blá-blá-blá...?”. Vou contar a história desde o começo e, quase quiser ouvir sua opinião, eu peço.
Ah! E, caso queira saber, não, nem sempre fui uma pessoa amarga.


Dizer tudo o que eu senti durante a leitura desse livro é difícil. Pena, revolta, tristeza.. Principalmente esse último, por saber que muitas mulheres já passaram por isso ou passam até hoje. Algumas vezes eu sentia tudo o que ela sentia, mas tenho certeza de eu não foi nem metade do que realmente é passar por toda essa aflição.


O final é surpreendente. O livro no seu total é surpreendente. Ver o quanto Annie conseguiu ser forte até nas vezes que qualquer um já teria perdido as esperanças, é fantástico. Com certeza uma das melhores leituras do ano. Recomendo para todos que são fortes, pois é uma leitura que vai ficar marcada pra sempre em sua memória.

14 comentários:

  1. Oi Dyana :)
    Que lindo seu blog, amei! Já estou seguindo :)
    Adorei sua resenha! Esse livro foi um dos melhores que li esse ano! Ele é um livro denso e perturbador, que mexe com o leitor! Ele também me fez refletir sobre muitas coisas; o final é surpreendente!
    A resenha ficou ótima :D
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na minha caixa do correio
    Participe das promoções do blog!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nem acreditei quando percebi que consegui ganhar este livro numa promoção (apesar de ter parceria com a Editora, rs). Eu fiquei louca pelo livro, pela capa e pela sinopse. E a cada resenha que leio, fico mais curiosa para conhecer a história.
    Que bom que o meu chegará logo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oie Dyana!
    Adorei sua visita lá no blog!
    Fico muito feliz que você gostou de lá

    Esse livro chegou aqui também, e logo que li a sinopse tive certeza de que seria uma história bem chocante!

    Adorei a resenha e espero ser forte para lê-lo haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei intrigado com esse livro! Parece ser muito bom!
    Me lembrou o filme Um Olhar do Paraíso, acho que também foi adaptado de um livro.
    Gostaria de ler!

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  5. Resenha desse livro estão me perseguindo, realmente é um sinal hahahah! Adorei sua resenha :) fez eu realmente querer lê-lo

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  6. Ganhei um marcador e fiquei morrendo de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que forte e triste essa estória. Que bom que Annie conseguiu escapar desse psicopata, mas o que ela viveu vai ser díficilmente de esquecer.

    ResponderExcluir
  8. Achei esta história muito boa, estou louca para ler. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Que resenha mega boa, adorei! Ainda tinha um pouco de dúvida se leria ou não esse livro, mas vc conseguiu me convencer rs

    Só falta o dinheiro pra comprar =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem?

    Ateh agora não tinha lido nada a respeito desse livro e putz.. AMEI ! Com certeza vai entrar na lista de desejados.. rs ( são taantoos, rs )
    Adorei sua resenha! Nem preciso de outra para saber que tenho que ler logo esse livro. rs

    Ahh e te indiquei pra um meme.. depois olha lah ^^

    Ler e se Aventurar..
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  11. Nossa tô muiiiito curiosa agora, não imaginava um livro tãaaao bom! Vou coloca-lo na minha listinha :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  12. Ah, nos últimos tempos vi varias criticas sobre esse livro. Apesar de abordar assuntos literalmente "pesados" estou completamente louca para lê-lo, espero em breve ter a oportunidade. Enfim, ótima resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  13. Ola Dyana tudo bem?
    A sua resenha tá maravilhosa, gostei muito. Então, ainda não li o livro e seu post só me deixou mais curioso, vê se pode? Estou seguindo o seu blog certo? Gostei muito. Também tenho um se quiser passar por lá, fico grato.

    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. oi dayana
    tua resenha ta otima
    ja li varias coisas boas desse livro mais ainda ñ pude compra-lo

    bjos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares