Resenha: Em Chamas - Collins, Suzanne

Postado por Dyana Colares ~ terça-feira, agosto 16, 2011

Nome: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes - Livro 2
Páginas: 413
Editora: Rocco
Classificação: 5/5

Cuidado! Spoilers do primeiro livro!
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.


Katniss e Peeta, afinal, ganharam os jogos. Agora eles vivem na Aldeia dos Vitoriosos com suas famílias e são os astros de toda Panem. Não passam mais fome, nem nenhuma dificuldade. A vida deles melhorou bastante. Mas será que continuaria desse jeito? 

O modo como eles venceram, despertou algo há muito escondido entre cada um dos habitantes do país: revolta. Katniss fez, literalmente, acender a fagulha para que tudo começasse. E isso fez com que o presidente Snow não ficasse muito satisfeito e começasse a ameaçar a garota.

Durante o livro 2, os distritos estão se preparando para a 75ª edição dos Jogos. Segundo as regras iniciais dos Jogos, há cada 25 anos as regras mudavam. Com 25 anos, no 1º Massacre, os distritos escolheriam seus tributos. Com 50 anos, o segundo, 4 tributos iriam para a arena. E agora no terceiro, depois de tudo que ocorreu na 74ª edição, algumas coisas iriam mudar.

E como se não bastasse, nossa pobre protagonista ainda tem que suportar mais. Eu falo de ela continuar tendo que fingir ser apaixonada por Peeta, que certamente gosta muito dela. O problema é: o coração dela não se resolve. Por mais que esteja fingindo, existe aquela coisa mais forte por Peeta, ao mesmo tempo que tem por Gale. Mas ela tem que deixar Gale um pouco de lado pra poder continuar com seu teatrinho de casal loucamente apaixonado para a Capital.

Mais forte do que nunca, nossos personagens do distrito 12 estão mais maduros e a história se desenvolve melhor do que no primeiro livro. A insatisfação deles com o jeito com que a Capital controla os distritos está cada vez mais aparente, o que pode acarretar em alguns problemas.

Intenso desde o começo até o final. É só como eu posso descrever esse livro. Suzanne Collins mais uma vez com sua escrita que não te deixa largar o livro, nos leva novamente a Panem e nos faz presenciar cenas ainda mais fortes. Eu, particularmente, gostei mais do que de Jogos Vorazes. Se você achou que o final de Jogos Vorazes foi bom, o de Em Chamas é surpreendente. É daqueles que deixa você louco pelo terceiro livro, como eu fiquei. Se você não leu ainda a série, não sabe o que está perdendo. Realmente uma das melhores séries YA já lançadas.

A única coisa em que consigo pensar é nos corpos flácios de nossas crianças em nossa mesa de cozinha, enquanto minha mãe receita o que os pais não têm condições de dar a elas. Mais comida. Agora que somos ricos, ela manda um pouco para elas levarem para casa. Mas antigamente, com muita frequência, não havia nada a ser dado e a criança não tinha como ser salva. E aqui na Capital eles vomitam pelo prazer de encher seus corpos ininterruptamente. Não por causa de alguma enfermidade do corpo ou da mente, nem por causa de alguma comida estragada. É o que todo mundo faz numa festa. É o que é esperado. Faz parte da diversão.


Sobre a Autora
Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive com a família em Connecticut.

11 comentários:

  1. Essa série parece ser fantástica! Tenho muita vontade de comprar, mas infelizmente vou ter que esperar um pouquinho.. ja gastei com muitos livros ultimamente rsrs

    ResponderExcluir
  2. Não posso ler essa resenha!!
    Ainda não li nem Jogos Vorazes :X
    Preciso fazer isso o quanto antes!!!!


    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI, Dyana!
    Em chamas e Jogos vorazes estão em minhal ista de de sejados há tempos!
    è impressionante como esses livros cativam aos leitores, e como todos falam da intensidade da escrita de Suzanne Collins...
    Amei a resenha, li tudo, mesmo não tendo lido o priemeiro.. Ah, eu querooooooooo

    Bjus, Sabrina - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  4. Não lia nada para não ter spoilers, porque ainda não li Jogos Vorazes. Mas, estou bem animada e curiosa para ler.

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Em Chamas é simplesmente perfeito! Eu devorei ele em dois dias, não que eu tivesse muita escolha, já que teria um evento do livro e eu nem tinha pegado no livro ainda.
    Agora eu estou relendo Jogos Vorazes, eu ficou emocionada... Sabe como é, fã.
    A resenha ficou ótima!
    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ok, vou pular essa resenha porque ainda não li o primeiro livro e pretendo Lê-lo, então para não quebrar a expectativa ;P

    Bjbj;*
    Naty - Just Books!

    ResponderExcluir
  7. Confesso!
    Pulei a resenha! Ainda não li o livro e não quero criar expectativas!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o 2 pq sei lá, no final do 1 não fiquei tão pegada, acho que esperarei o 3 p/ ler td de uma vez ´so.

    Andy_Mon Petit Poison
    www.monpetitpoison.com

    ResponderExcluir
  9. ainda ñ li jogos vorazes mais ele ta em 1° na minha lista de compras.
    depois q eu terminar as cronicas de gelo e fogo eu vou comprar os dois

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Faz a resenha de A Seleção, please! rs

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares