Resenha: Destino - Condie, Ally

Postado por Dyana Colares ~ quarta-feira, agosto 24, 2011

Nome: Destino
Série: Destino - Livro 1
Autora: Ally Condie
Páginas: 239
Editora: Suma de Letras
Classificação: 3.5/5

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Cassia é uma menina normal, com uma família normal, amigos normais.. o único problema é que nem ela nem ninguém podem tomar decisões quando se vive na Sociedade, onde é determinado a hora que você vai dormir, a hora que você levanta, em quê você vai trabalhar, onde você vai morar, quanto e o quê você vai comer, já que a comida é personalizada pra cada pessoa; quando você vai morrer e com quem você deve se casar.

Esse último caso era pelo qual nossa protagonista estava passando. Com 17 anos, a garota tinha o seu Banquete do Par, onde era determinado com quem ela ia viver o resto da vida, pois até nisso a Sociedade fazia cálculos para que o casal fosse compatível e tivessem crianças saudáveis criando, assim, gerações que vivessem longos anos.

No dia do seu Banquete, foi determinado que Cassia iria se casar com seu fiel amigo Xander. Os dois ficam felizes por tal acontecimento e vão pra casa levando seus chips que contém informações sobre o(a) futuro(a) companheiro(a). Ao colocar o chip no computador, Cassia se assusta. Pois, por alguns segundos, aparece o rosto de Ky, um rapaz que estudava na mesma escola que ela e que era uma Aberração, segundo a classificação da Sociedade.

A garota fica sem entender o que aconteceu e se intriga com tal coisa. Mesmo depois de uma Funcionária dizer que o problema foi uma brincadeira de mau gosto, Cassia não se deixa convencer por isso. E é aí que a história realmente começa.

Sem saber ao certo porquê ela começa a aproximar-se de Ky. Aproxima tanto que às vezes chegou a me irritar porque ela parecia não estar mais nem aí para Xander. Era só Ky & Cassia, Cassia & Ky. O coitado do Xander que sempre foi tão legal, fiel e tudo o mais com ela ficou totalmente de fora.

Ky é fofo e sensível. Ele foi adotado pelos vizinhos de Cassia, mas antes ele morava nas Províncias Exteriores, por isso era classificado como Aberração. Por nunca ter tido uma vida fácil, principalmente onde ele morava, ele conhecia coisas que a maioria das pessoas não tinham conhecimento, como a arte de escrever, assim como a caneta e o papel e alguns poemas proibidos.

Bom, toda essa amizade com Ky teve uma coisa boa: ela percebeu o quão ingênua ela era por se deixar depender totalmente da Sociedade. Ky lhe mostra o que a vida tem de bom, ensinando-lhe a escrever, recitando os poemas que conhecia. Foi aí que ele fez os olhos delas se abrirem para o mundo e o sentimento que eles tinham entre si acabou se tornando algo mais forte.

Cassia começa a perceber que um mundo novo, com pessoas mais felizes poderia ser criado se todos pudessem tomar suas próprias decisões, principalmente no amor. E é aí que ela vai em busca de sua liberdade de escolha, onde, com a ajuda Ky e, algumas vezes, de Xander, eles entram em confronto com a Sociedade, buscando respostas sobre o porquê de todo esse controle em cima das pessoas.

A história de amor entre Cassia e Ky é bem legal. Por ser um amor proibido fica mais lindo ainda. Ky é super fofo com ela. Até eu me apaixonaria por alguém assim, mesmo tendo sido colocada pra casar com alguém gentil, bonito e atencioso como Xander.

Não li a série Feios, mas muitos comentaram que lembrava bastante. Eu gostei bastante da história, de toda a criatividade da autora, por isso estou pretendendo ler essa série também.

Mas eu quis abandonar a leitura. Apesar de a história ser bastante original, eu lutei para terminar. Esperava mais, confesso. Mas quando eu terminei de ler foi o suficiente para eu querer ler o próximo. Os últimos capítulos são os mais legais, por isso se você estiver lendo esse livro e não estiver gostando, sugiro que faça uma forcinha e vá até o final. 

Deitada na cama, com o corpo e a alma machucados e cansados, percebo que os Funcionários têm razão. Assim que você deseja uma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais e mais e mais. Quero escolher meu trabalho. Casar com quem eu escolher. Comer torta no café da manhã e correr numa rua de verdade, não num rastreador. Ir rápido quando quiser, e devagar quando quiser. Decidir quais são os poemas que eu quero ler e quais as palavras que eu quero escrever. Há tanta coisa que eu quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia.
 
Compre: Saraiva - Cultura


Sobre a Autora
Ally Condie é uma ex-professora de Inglês do ensino médio que largou a profissão para se tornar mãe em tempo integral. A partir daí, começou a escrever por hobby. Antes de Destino, ela publicou cinco outros romances para jovens. Ela vive com o marido e seus três filhos num subúrbio em Salt Lake City, Utah. Destino é o primeiro livro de uma trilogia.

http://www.allysoncondie.com/

5 comentários:

  1. olá querida. ^^

    eu li DESTINO e confesso que não gostei muito não, achei muito paradinho.
    espero gostar mais do segundo. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sério?? Eu li e gostei... Só não concordei com as escolhas delas, eu não iria trocar o Xander por nada...rss ainda não li Feios, estou com os dois primeiros aqui...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Também lutei pra terminar, essa repetição absurda de tudo é muito chata =/

    ResponderExcluir
  4. Nossa assustei quando você disse que queria abandonar a leitura. Confesso que sou apaixonada pela capa desse livro, porém a história em si não chama a minha atenção :s Quem sabe um dia que minha fila de leitura diminuir eu possa vir a lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. eu tava querendo muito esse livro =/
    ñ sei se compro ele agora

    bjos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares