Resenha: Água Para Elefantes - Gruen, Sara

Postado por Dyana Colares ~ segunda-feira, agosto 08, 2011

Nome: Água Para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação: 4/5

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Jacob sempre foi um filho exemplar, daqueles que os pais se orgulham. Queria ser veterinário, pois, assim como seu pai, Jacob amava animais. Foi então que durante o último dia de provas do último semestre da faculdade, ele recebeu a notícia da morte de seus pais em um acidente de carro. Inconsolável, ele resolveu abandonar tudo e começou a andar sem rumo.

Jacob, perdido e sem ter para onde ir, estava passando pelos trilhos do trem quando, como se fosse coisa do destino, os vagões do Circo dos Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra, cruzou seu caminho. Num impulso de quem não tem muito o que fazer, o rapaz se lançou para dentro de um dos vagões, sem saber o que lhe aguardava. 

Depois de conhecer algumas pessoas, ele pediu ao dono do circo que desse a ele um emprego. Ele passou a trabalhar recolhendo estrume, mas depois que descobriram que ele era veterinário, o chefe do setor dos animais, August, resolveu fazer com que ele cuidasse dos bichos que trabalhavam no circo. 

O que ele não esperava era conhecer Marlena, a mulher de August e estrela do espetáculo. Ele ficou encantado desde a primeira vez que a viu. Sempre muito bondosa com os animais, simpática com as pessoas e talentosa, Marlena nunca teve nada que não fosse o circo, pois ela deixou os pais depois de cair na lábia de August e casar com ele. Tudo ia bem até ela conhecer o nosso protagonista da história e é a partir daí que começam os problemas.

O sentimento entre Jacob e Marlena vai crescendo à medida que você vai avançando na leitura. Muitas dificuldades eles passam, tanto pessoais quanto entre eles dois. Jacob sempre sendo tratado como um nada nas mãos de Tio Al, o dono do circo; Marlena, ora sendo bem tratada, ora não, pelo seu marido que parece ser duas pessoas em uma só. E o casal tendo que enfrentar tudo isso e mais alguma coisa para poderem ficar juntos. 

A elefanta que aparece na história é super fofa. Chamada Rosie, ela aparentemente é estúpida, não obedece ninguém. Mas parece que ela consegue entender Jacob. Porque será? Tanto o rapaz quanto Marlena parecem se apaixonar por aquele animal tão grande mas tão doce. Ela própria faz algumas cenas serem bem engraçadas.

A autora descreveu o universo dos circos de antigamente e de alguns atuais também, com uma riqueza de detalhes impressionante. Desde os bastidores até a hora do espetáculo. Eu, particularmente, me sentia naquele lugar, andando pelos vagões do circo, vendo todos aqueles animais, muitos deles doentes, vivendo em condições precárias, sem comida nem água, muitas vezes. Vendo os trabalhadores bêbados e sujos quase que o tempo todo. Tudo e todos em uma situação deplorável. 

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Jacob, Água para Elefantes é com certeza um livro que possui uma leitura agradável e é daqueles que despertam vários sentimentos. Ver o sofrimento dos animais me tocou profundamente, por isso que não gosto de circos em que tenham eles como atrações, pois, na maioria das vezes, eles são mal tratados. E o amor entre Jacob e Marlena é daqueles que ultrapassa qualquer barreira e é uma daquelas histórias que ensina que vale a pena lutar pelo o que você quer. 

Compre: Saraiva - Cultura 

Sobre a Autora
Nascida do Canadá, Sara Gruen é autora de dois outros livros ainda não publicados no Brasil, Riding Lessons e Fling Changes. Ela vive em Chicago, com o marido, três filhos, quatro gatos, dois cachorros, duas cabras e um cavalo.

16 comentários:

  1. Caramba, sério que é tudo isso?!?!
    To com ele aqui a um tempão, sempre paço outras leituras na frente.
    Vou começar a ler o quanto antes então =D

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tantas resenhas falando mil maravilhas de Água para Elefantes, e eu nem ligando... nem o filme eu vi x3 KUHSDKUSHDUK Seilá, acho que só leria se me emprestassem -q adorei sua resenha


    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, apesar de não gostar muito de drama me encantei completamente pela história contada, celebra a vida em toda a sua proporção!

    Concordo completamente com o que você disse que o leitor quase consegue sentir o circo, como se estivesse lá, vivenciando tudo com os seus próprios olhos, o que só prova o quanto a autora escreve maravilhosamente bem. Triste a situação dos animais e pensar que isso acontece muito é mesmo uma pena!

    Adorei todos os personagens, desde o mais secundário até os protagonistas! ^^

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. esse livro parece ser bem fofo.
    Ainda vou ler por curiosidade e pretendo assistir o filme também. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ei Dyana,

    Ah eu amei este livro, muito lindo. Sofri muito com as cenas de maltrato aos animais, adoro bichos e me agoniava muito. Chorei com a Rosie ^^

    P.S: Depois que seu blog mudou de endereço não consigo fazer o feed funcionar, ai não chega quando vc posta. Não sei se sou só eu :P

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dyana!
    Eu já li este livro e adorei a história! Pude conferir os bastidores de um circo itinerante e gostei muito dos personagens. Uma pena não ter tido a oportunidade de assistir ao filme.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Ja li agua para elefantes há um tempo eu a-d-o-r-e-i! realmente mexe muito as cenas dos animais maltratados da muita dó! Eu tbm n gosto de circos por causa disso!
    beijos

    Cabelos ao Vento
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse livro, só não gostei muito do linguajar da autora. Realmente, é de da dó desses animais... fica meio difícil viajar pelo país e dar condições dignas a ele :/

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  9. A história parece ser muito interessante apenas pela resenha que produziu! Curti muito e fiquei com uma vontade enorme de ler!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiee amore!
    Ahh nossa eu ganhei esse livro, e estou doida para começar a leitura.!
    Acho a capa linda demais.!
    Essas histórias de circo me lembra o filme Peixe Grande hehe.
    Já vi que ficarei sentida com as cenas dos animais,
    Adorei a sua resenha, e estou querendo assistir o filme...!

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu ainda não li. Tenho mta vontade, mas com tantos outros livros a espera na estante, acabo me esquecendo pouco a pouco daqueles que me chamaram atenção. Espero ter a oportunidade de lê-lo! *.*

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Aiii que coisa mais linda! Não tive a oportunidade de ler ainda, mas sua resenha ficou impressionante e o filme é LINDO ^^

    Beiijos querida

    ResponderExcluir
  13. Também gostei muito da forma como a autora escreveu o livro, consegui visualizar os cenários em detalhes, o romance é lindo.
    E 'tadilho' dos animais!!!

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  14. Oi Dyana, acho que seu a única que não gostei do livro. Achei no máximo bonitinho. Não que seja ruim, tem uma mensagem bonita, mas não é empolgante.
    Há, troquei seu link no meu blog, para ficar atualizado.
    um abraço.
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo este livro agora, e por hora estou gostando muito. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. adorei o livro e o filme
    muiiiito bom
    *-*

    bjos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares