Resenha: O Caso Laura - Vianco, André

Postado por Dyana Colares ~ domingo, julho 10, 2011

Nome: O Caso Laura
Autor: André Vianco
Páginas: 270
Editora: Rocco
Classificação: 3/5

O Caso de Laura conta a história de um detetive particular contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso. Inicialmente, as gravações das conversas da protagonista com o estranho não revelam nada de espetacular; mas quando o investigador passa a seguir o enigmático sujeito, revelações conduzem a narrativa para o desfecho.



O Caso Laura é um romance policial em que Marcel, um detetive particular, é contratado por uma pessoa anônima para seguir Laura, uma restauradora de imagens sacras, que estava se encontrando com um rapaz misterioso chamado Miguel, o qual era quase como um melhor amigo para a mulher. Simultaneamente, uma outra trama acontece, onde Alan, um policial, é chamado para resolver o caso do assassinato de uma garota por um traficante de drogas.

Ao seguir Miguel, o rapaz com quem Laura se encontrava, o investigador percebe que o rapaz some misteriosamente ao entrar em uma casa que não tem janelas, nem passagens secretas ou algo que daria alguma chance de fuga. Enquanto isso, na outra trama, Alan enfrenta vários criminosos junto com Gabriela, uma agente da Corregedoria, afim de encontrar o assassino da garota, cuja morte ele está investigando, e vingá-la  (o que, para mim, é a melhor parte do livro).

Laura é uma personagem que passou, e passa ainda, muita dificuldade na vida, e aquelas que passaram deixaram marcas que ficarão para o resto da vida. Sendo uma dessas dificuldades a doença do pai que o deixa totalmente debilitado em uma cama de hospital, em alguns momentos ela tenta afastar a tristeza com a ajuda de sua amiga Simone. Laura é uma mulher misteriosa, de forma que o leitor fique curioso para saber mais sobre ela.

Depois de se conhecerem, Marcel e Laura ficam perdidamente apaixonados um pelo outro. O estranho é a rapidez com que o rapaz se apaixona por ela, pois eles só se “encontraram” uma vez. Depois de várias coisas acontecerem e de ocorrerem mais encontros, a mulher também fica louca de amor por Marcel. Eu esperava ver alguma dificuldade para eles ficarem juntos, que poderia dar um clima melhor ao livro, mas não.

Esse é o primeiro livro que li do André Vianco. Confesso que eu esperava mais. A história, como um todo, é interessante, com seus altos e baixos. A conclusão do livro foi no mínimo estranha, eu não esperava que tudo se resolveria da maneira que foi resolvido. Me surpreendeu. Conheço pouco sobre o autor, mas pelas obras que ele lançou deu para perceber que ele não conseguiu deixar o seu próprio estilo, de forma que o sobrenatural começa a aparecer na história.

Algumas coisas me incomodaram durante a leitura, por isso demorei mais tempo do que o previsto para ler, como os parágrafos muito grandes, o que tornou a leitura um pouco cansativa. Também teve uso de vários palavrões e de algumas expressões da mesma forma como nós falamos no dia-a-dia como “tô”, “cê”, “tou”, etc.

De uma forma geral a história é bastante interessante. Acho que o autor poderia ter explicado algumas coisas do livro de uma forma melhor, mesmo que isso fosse adicionar mais algumas páginas à obra. Em certo momento, mais precisamente no relacionamento de Laura com o pai, eu me identifiquei bastante, pois também sou muito apegada ao meu e não conseguiria imaginar passar pelo sofrimento que ela passou com o pai doente. No final, o autor deixa uma mensagem bem legal, pelo menos pelo meu ponto de vista, e esse foi um dos pontos positivos que mais me faz dizer que a leitura valeu à pena.

Recomendo o livro para todos que gostam de uma boa trama policial com um toque de sobrenatural. Como um todo eu gostei do livro e pretendo, sim, ler outras obras do autor, pois muitas delas são super bem recomendadas, como a série Bento.

10 comentários:

  1. André Vianco é mesmo muito bom...
    Há de convir comigo que os outros dele são ótimos tbm...

    Bjuss

    Clodo Jr.
    Abstraia-se.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este ainda não li, mas recomendo que voce leia os livros "Sétimo", "Os Sete" e todos os outros que completam a coleção. São muito bons,

    ResponderExcluir
  3. Olá flor adorei o seu blog e os posts. Seguindo já ME SEGUE também beijos

    http://donna-e-bella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    Eu estou muito curiosa para ler esse livro...
    Beijoss

    Bianca,
    Book Mania

    ResponderExcluir
  5. Romances poiiciais não chamam muito minha atenção.
    Mas para quem gosta, parece ser um bom livro.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto muito de livros com muito palavrões e gírias, o último caso só sala quando tem um personagem secundário meio afetado pela linguagem do mundo afora, mesmo assim o livro me chamou a atenção.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  7. Ei Dyana,

    Eu já li todos os livros do Vianco de vampiros e amo a trilogia do Bento. Estes outros ainda não li, mas O caso Laura pretendo comprar lá na bienal do RJ para ele autografar xD

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  8. Esse foi o primeiro livro do André que eu li. E posso dizer?

    Eu amei!
    =)

    Achei que o livro me envolveu tão bem, que eu lia e não percebia!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  9. Eu fui no lançamento de O Caso Laura aqui em Fortaleza, mas não pude comprar o meu livro =/ a cada resenha q leio fico com mais vontade de lê-lo, porque fico imaginando a trama de cada personagem, sabe? rs
    adorei sua resenha, eu também me incomodo um pouco com "cês" e "tous" em livros... acho q cabem bem, sabe? já li um livro do André, então entendo bem o que você quis dizer com parágrafos longos xD
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa estou doida para ler este livro. Adoro o André Vianco! Os livros dele são ótimos, eu amei a Casa é lindo!
    Parabéns pelo blog.
    Bjos.

    http://www.booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitarem o blog. Espero que voltem sempre!
PS. Quem quiser fechar parceria é só mandar um e-mail para blogdesejoliterario@hotmail.com que eu ficarei feliz em responder ;)

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Desejo Literário © 2011
Design e Conteúdo por Dyana Colares